terça-feira, fevereiro 26, 2008

INTERESSANTE

Na passada sexta-feira, ao chegar à Sociedade, não tinha ideia de que iria ter uma interessante conversa com um outro sócio da nossa casa. O Sócio tinha chegado naquele momento de uma outra colectividade onde se tinha realizado uma Assembleia Geral e não tinha sido possível preencher os cargos para uma nova direcção. Por essa razão estava ainda a pensar nas possíveis causas do afastamento, cada vez mais acentuado, dos sócios em relação às Colectividades (todas elas).
Abordamos diversas questões e quero partilhar convosco o "sumo"dessa conversa.
Assim sendo considero que existem uma quantidade de factores, alguns deles muito interessantes, que podem contribuir para o avolumar desta questão.
Individualismo: Vivemos num mundo cada vez mais individualizado. É dada primazia à realização pessoal em detrimento da contribuição colectiva. As crianças são educadas segundo o principio de terem de ser as melhores em alguma coisa, não sendo suficiente, para muitos, participar apenas.
Exposição: Chegamos ao extremo no que se refere à capacidade de exposição de cada um. Se por um lado assistimos a uma escalada no número de individuos que se expõem, pelo menos fisicamente, sem pudor algum, por outro são cada vez mais as pessoas que se fecham sobre sí mesmas. A exposição intelectual atinge nos dias de hoje, e dentro do grupo dos Portugueses padrão, uma nível baixíssimo. Salvo raras excepções não temos quem discuta outros temas a não ser futebol e novelas. Penso que isto deriva da "vergonha" de admitir que não temos conhecimentos suficientes sobre algo. Deixo duas questões:
Há quanto tempo não conversam com alguém sobre um tema que realmente vos afecte o dia a dia? (não conto com livros e especialmente filmes).
As conversas mais interessantes que tiveram foi com alguém que sabia mais ou menos que vós sobre um qualquer tema?
Cultura: O nosso conhecimento do que nos rodeia é incrivelmente baixo. Parece até que o nível de conhecimento é inversamente proporcional à quantidade de informação disponível! Estamos TV dependentes, PC dependentes e NET dependentes e mesmo assim não conseguimos, pelo menos a maior parte de nós, indicar a capital de cada um dos distritos de Portugal.
Medo da responsabilidade: O acto de assumir responsabilidades perante os outros está cada vez mais dificil, por isso os jovens saem de casa aos 30, casam-se aos 35, têm filhos aos 40, etc.
Indicamos que é preciso estabilizar a vida, ganhar algum dinheiro...e os nossos pais seriam irresponsáveis?! Começaram a trabalhar ainda miúdos, não tiveram acesso a metade da informação que temos e na maior parte dos casos não tiveram muita formação. Contudo, criaram-nos e educaram-nos enquanto participavam no momento moderno de maiores transformações no nosso país, e mesmo assim trabalharam nas direcções de colectividades e encheram as suas salas.
Depois disto os argumentos habituais do "não tenho disponibilidade" e "a minha vida não me permite" parecem ridiculos não parecem?
Serão estes os problemas?
Quais as soluções?
Agradeço que quem ler deixe a sua opinião. Gostava de conseguir provocar uma troca de ideias com um tema não polémico!

3 comentários:

Nuno disse...

Boas João, belo tema este.

Acho que vivemos numa altura em que a generalidade das pessoas foge de tudo o que seja responsabilidade como "o diabo da cruz".
Não sei se a razão é falta de confiança nas suas capacidades e o medo da tal exposição de que falas, ou se é por puro egoismo e, a meu ver, isso é grave.
Hà um excesso de comodismo, e, não sei porquê, as pessoas acham que não têm de contribuir para o "viver em comunidade" porque alguém o fará por eles, esquecendo-se de que a certa altura isso não vai acontecer.

Falta de tempo todos temos, as nossas vidas correm bastante mais depressa(embora com mais qualidade) do que as dos nossos pais e avós, mas se deixarmos morrer aquilo que tanto lhes custou a fazer nascer, muita coisa nas nossas vidas vai mudar.

Um Abraço.

Anónimo disse...

Olá,

Primeiro queria agradecer a todos que contribuem para que a Sociedade não morra.
Relativamente ao teu texto,
não posso concordar com tudo o que foi escrito, pois não acho que haja mais falta de cultura do que aquela que havia, há realmente mais diversidade de conhecimentos o que faz com que o que achavamos ser cultura geral passe por vezes a ser conhecimentos de alguns.
Relativamente à falta de tempo, sim hoje há muito mais falta de tempo do que havia há 20 anos atrás, o horário das 8 ás 5 está em vias de extinção. Na minha opinião a falta de tempo com a grande oferta de locais de convivio, a facilidade de deslocação, etc fazem com que cada vez mais seja complicado arranjar direcções, também não nos podemos esquecer que há 20 anos atrás uma direcção era constituida por metade dos elementos, as actividades também eram menos eu sei.
Mais uma vez agradeço a quem trabalha, e muito, para que tenhamos momentos tão agradáveis na sociedade de Janes.

João Carlos disse...

Obrigado pelos vossos comentários.
Quero só dizer que aconteceu aquilo que já esperava! Ninguém tem opinião?
É o mal da sociedade (não a da Janes, sociedade cívil em geral)em que vivemos, é muito mais fácil deixar outros assumir as responsabilidades e depois berrar e espernear a dizer que está mal feito, do que avançar com opiniões e sugestões e correr o risco de que os outros berrem e esperneiem contra as nossas decisões.
O sentido de auto-preservação da espécie humana está a atingir níveis nunca antes alcançados!
Continuo a aguardar opiniões!